Na última semana, em Xanxerê, ocorreu a fase regional do JASC, os Jogos Abertos de Santa Catarina, e o município de Pinhalzinho esteve representada na JASC em quatro modalidades: bocha, futsal masculino, voleibol feminino e voleibol masculino. Na bocha, a equipe se desclassificou ainda na primeira fase, e no futsal, por problemas judiciais, a equipe não pôde seguir na competição. Mas, o grande destaque do município nesses Jogos Abertos foram as equipes de voleibol treinadas pelo professor da FMEC Lucas Tomazi. Ambas conseguiram vagas para a fase estadual, com ótimas campanhas.


No masculino, após vencer Xaxim e Faxinal dos Guedes e perder para Cunha Porã na fase classificatória, a equipe eliminou Abelardo Luz nas quartas de final e foi derrotada por Xanxerê nas semifinais. Na disputa do terceiro lugar, venceu São Carlos e garantiu a vaga na fase Estadual. Lembrando que os três primeiros colocados têm vaga na próxima fase. 


Já no feminino, a equipe chegou mais longe. Após vencer Palmitos e Faxinal dos Guedes na fase classificatória, venceu Cunha Porã nas semifinais e foi derrotada por Concórdia na final, ficando com o vice-campeonato, mas garantindo também a vaga para o Estadual. 


Nos três anos de trabalho na atual gestão da Fundação Municipal de Esportes e Cultura (FMEC), a equipe masculina se classificou para a fase estadual em todas as vezes, e a feminina duas. O treinador Lucas relata que está muito contente com o trabalho na competição. “Ambas as equipes desempenharam um voleibol de alto nível, muito elogiado por todos, e nos superamos com alguns problemas de desfalque nas finais, e a equipe se mostrou bastante competente em conseguir as vagas”, completa.  Agradece também a FMEC pela estrutura fornecida, e ao suporte. 


Lucas também ressalta que agora o foco é na fase estadual, que ocorre em novembro nas cidades de Indaial, Timbó e Pomerode. “As expectativas são boas porque já vimos com uma bagagem de treinos e temos 30 dias para ajustar o time, vamos fazer algumas convocações que o regulamento permite para incorporar a equipe e para tentar disputar as vagas nas finais do estadual”, conta.