Em ato realizado na sexta-feira (13) ocorreu a entrega oficial da reforma do prédio do Departamento de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química (Bloco I), do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Pinhalzinho.

A estrutura reformada será para sediar os cursos de graduação em Engenharia de Alimentos e em Engenharia Química e o de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, a edificação receberá salas de aulas, laboratórios, ambiente para coworking, espaço para o centro acadêmico e empresa júnior, além de ampla biblioteca. Também abrigará laboratórios.

Recuperação
O terreno foi doado pelo município de Pinhalzinho e a edificação inaugurada em 2006. Neste local o curso de graduação em Engenharia de Alimentos ficou instalado por sete anos.
Iniciada em abril de 2017, a obra de 1.493 m², custou cerca de R$ 2 milhões ao Governo do Estado e a Udesc e teve foco especial a recuperação da estrutura, a qual foi interditada em 2013 pelo poder público.

A recuperação incluiu a troca de reboco e do telhado, novos revestimentos e instalações elétricas e hidráulicas, de pontos de gás e de equipamentos de ar-condicionado, além da reconstrução da rampa de acesso. Todas as melhorias ocorreram em observância à legislação e às normas de acessibilidade.

O prefeito Mário Afonso Woitexem, diz que sentiu muita satisfação com a entrega da reforma do primeiro prédio que foi construído pela Udesc no município. “A estrutura da Udesc agora se torna outra, com uma excelente estrutura e com isso temos certeza que iremos formar profissionais da engenharia com conhecimento ainda maior, com maior capacidade, onde vão trabalhar nas nossas indústrias e fazer com que as nossas indústrias tenham novos produtos, com a qualidade que elas mantem e a nossa região cresça”, destaca.

O prefeito aponta ainda que com toda essa nova estrutura da Udesc, a comunidade pinhalense pode reivindicar que Pinhalzinho seja contemplado com mais um curso, trazendo oportunidade para todos os jovens da região com uma formação profissional. Woitexem anunciou em seu pronunciamento, que o município fará o asfalto de acesso a Udesc e que o mesmo estará concluído até o início das aulas em fevereiro de 2020.

Woitexem citou ainda que sente uma satisfação pessoal porque contribuiu para que essa reforma acontecesse. “Quando trouxemos o governador Raimundo Colombo à Pinhalzinho, em setembro de 2013, quando eu estava na posição de presidente da Associação Comercial e Industrial, intermediei uma reunião entre o governador e os alunos da Udesc, o governador não conhecia a situação, de como estava o prédio da Udesc. Na oportunidade o governador visitou a instituição, viu a estrutura abalada que estava o prédio e a partir daquele momento o governador se comprometeu com os alunos da Udesc que fosse iniciado o processo de licitação para a reforma. Lamentavelmente no setor público tudo é demorado e essa licitação sofreu várias impugnações, mas agora está ali e é um motivo de muita alegria”, ressalta.