Na sexta-feira (01), a Comissão Intergestores Regional (CIR) composta por secretários municipais da região de Chapecó esteve realizando uma reunião descentralizada no município de São Carlos. O secretário de Saúde de Pinhalzinho, Elmo Zanchet, integra a comissão e fez parte da reunião.

Conforme Zanchet foi realizada uma visita no Hospital Padre João Berthier do município que está passando por inovações e ampliações de serviços.

O administrador do Hospital, Gleno Mocelin, destaca que dentre as mudanças, uma deles é dar condições as gestantes para que tenham parto humanizado e outra inovação é uma ala específica para atendimento de Saúde Mental - Psiquiatria. "A Unidade de Saúde Mental já vem sendo uma luta do Hospital há muitos anos, no sentido que ela seja credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2018 recebemos uma posição positiva do Ministério da Saúde e resolvemos com isso, fazer um trabalho com qualidade e diferenciado. Temos uma área física com condições, composta com 13 leitos para adultos e quatro leitos Infantojuvenil, com possibilidade de ampliar mais quatro leitos Infantojuvenil", diz.

O secretário de Saúde de Pinhalzinho ressalta que essa inovação que o Hospital de São Carlos está fazendo, aumentando a gama de serviços, especialmente para atender a demanda que está cada vez maior, que é a área de psiquiatria, vai beneficiar toda a região, pois um paciente psiquiátrico adulto só tem atendimento em Joinville dentro do Estado de Santa Catarina. "Temos que parabenizar o hospital de São Carlos por esse arrojado passo que irá auxiliar os gestores de Saúde da região Oeste", aponta Zanchet.