No sábado (29) encerrou o período das rematrículas na educação infantil. Devido à escolha do turno, ofertado aos pais pela Secretaria de Educação, acabou formando fila extensa no dia da rematrícula. 


De acordo com o secretário de Educação, Fabrício Fontana, foi dobrado em 100% a oportunidade da comunidade escolar escolher o turno, por isso se deu a fila. “Tivemos que criar um critério que fosse justo para todos e o único critério foi por ordem de chegada. Sabemos que em outros momentos a comunidade não tinha a oportunidade de escolher turno. Concluímos o fechamento das rematrículas atingindo 95% dos pais que pretendiam coloca seu filho em determinado turno, então isso foi positivo. Infelizmente gerou esse transtorno da fila, não gostaríamos de ter gerado isso, mas pelo critério não tínhamos como agir de outra maneira”, ressalta o secretário. 


Sobre as mudanças da educação infantil a partir de 2019, onde o Pré I e Pré II serão ofertados exclusivamente no Centro de Educação Infantil Municipal Pedro Simon e na Escola Municipal de Educação Fundamental Maria Terezinha, Fontana diz que reuniões foram realizadas no início do mês de setembro com apresentação da proposta, espaço aberto para manifestações da comunidade e explanação sobre o fechamento do ciclo da educação infantil no que diz respeito ao maternal III, agora maternal II. “Não tínhamos o período integral, iniciamos essa caminhada, ainda não sabemos quantas crianças vamos conseguir atingir, estamos trabalhando para atingir o número máximo. Colocamos também nestas reuniões a mudança do Pré I e II para o Pedro Simon, garantindo vaga a todos. Não estamos fechando nenhuma escola, apenas fazendo a transferência para locais mais adequando, queremos proporcionar qualidade, dar essa condição as nossas crianças, quanto para nossos professores”, aponta. 


Ele ressalta ainda que obras de melhorias estão sendo concluídas no CEIM Pedro Simon para que a escola possa receber as crianças com a qualidade que a Secretaria Municipal de Educação espera. “Pela primeira vez, os professores do Pedro Simon terão uma sala digna, com equipamentos para que os professores possam planejar suas aulas, hoje o que tem lá é uma sala pequena, apertada. Então, estamos buscando melhorias e condições para que realmente nossas crianças sejam bem atendidas”, menciona Fontana. 


Já está marcado para sábado, 20 de outubro, as rematrículas para os pais que não conseguiram fazer a rematrícula de seu filho nas datas anteriores.