Conjunto de serviços, programas e projetos desenvolvidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa do direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos.
Equipe de referência de nível superior: Coordenador, Assistente Social, Psicólogo e advogado.


SERVIÇOS EXECUTADOS NO CREAS:

 

  • SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS – PAEFI

Serviço ofertado de forma continuada com a finalidade de assegurar atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos, direcionando o foco das ações para a família, na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva.

 

  • SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS

Serviço ofertado para o atendimento às famílias com pessoas com deficiência e idosos que tenham algum grau de dependência ou que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: falta de cuidados adequados por parte do cuidador, isolamento, confinamento, exploração da imagem, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia. O serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. 

 

  • SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL A ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA - LA, E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE – PSC

O serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e o acompanhamento aos adolescentes de 12 a 18 anos incompletos em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviços à Comunidade, determinadas judicialmente. Neste serviço há o acompanhamento social ao adolescente pela equipe técnica e orientadora, de forma sistemática, com freqüência mínima semanal para acompanhamento do desenvolvimento do Plano Individual de Atendimento - PIA, com caráter de responsabilização do adolescente pelo processo de aprendizagem e não pela sua culpabilização. 

 

  • SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL

Serviço ofertado com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. 

 

  • SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA

Este serviço organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas e habilitadas para este fim. É previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. O serviço é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem.