Conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios desenvolvidos pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, que visa a prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Equipe de referência de nível superior: Coordenador, Assistente Social e Psicólogo.

 

SERVIÇOS EXECUTADOS NO CRAS:

 

  • SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA – PAIF

Trabalho social com as famílias por meio da socialização de informações sobre questões relativas à primeira infância, o envelhecimento, deficiências a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldades e reconhecimento de possibilidades, com ofertas de ações de caráter preventivo, protetivo, proativo e territorializado.

Atividade em grupo
 
Confraternização dos grupos do PAIF
 
Comemoração Junina
 
  • SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS – SCFV

Este serviço parte da organização de grupos conforme ciclos de vida dos participantes e contingências ou situações vividas, a partir da identificação de suas demandas e potencialidades, com foco no desenvolvimento do protagonismo, autonomia e convivência. São desenvolvidas atividades para fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, promovendo o sentimento de pertença, prevenção de situações de exclusão e risco social,  isolamento social, violência, abandono, trabalho infantil, entre outros fatores de fragilização dos indivíduos. 
Quem executa: Orientadores Sociais e Facilitadores de Oficinas

 
  • SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA NO DOMICÍLIO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IDOSAS
Este serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Desenvolve ações extensivas aos familiares, de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social, sempre ressaltando o caráter preventivo do serviço.
O município de Pinhalzinho desenvolve o Projeto Idoso Visitador, sendo complementar a este serviço.