O secretário de Saúde de Pinhalzinho, Elmo Zanchet, participou nesta semana do 68º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – Cosems/SC, sediado em Chapecó. Evento contou com mais de mil participantes. 


Durante o congresso foram debatidos sobre os seguintes assuntos: Nova modalidade de repasse do financiamento do SUS e a interface com o planejamento; PNAB – A regulamentação da nova política da atenção básica, a assistência e o financiamento; A política de regulação no Sistema Único de Saúde em Santa Catarina e os consórcios; e Atualizações na gestão da assistência farmacêutica.


Segundo o secretário Zanchet, em cada dia do evento, além dele, participou um técnico da Saúde de Pinhalzinho, que participou de debates de assuntos específicos da sua área de atuação. 


Também foi realizado a 1ª Mostra Catarinense “Aqui tem SUS”, 203 trabalhos foram apresentando. Pinhalzinho participou, com o projeto ‘Movimenta Pinhalzinho’, apresentado pelo professor, Israel Betemps (Mita).


“O congresso serve para nos atualizarmos de diversos assuntos, principalmente do novo sistema de regulação de filas, que devemos estar atentos, pois as filas terão que andar com mais agilidade e tranquilidade dos pacientes”, salienta.