Para marcar os sete anos de atividade da Trilha do Saber em Pinhalzinho, que foi inaugurada dia 09 de dezembro de 2011, no domingo (09), Centro Interpretativo do Programa Trilha do Saber, foi realizada a palestra “A gestão de resíduos na construção civil: conscientização, desafios e possibilidades”.


A mesma foi desenvolvida pelos acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Horus Faculdades, pelo grupo projetos e soluções tecnológicas, sob coordenação geral do professor Everton Cezar do Prado. 


Entre os tópicos abordados pelo grupo, destacaram-se: os impactos causados pela má gestão na construção civil, ciclos de uma construção civil (buscando enfatizar seus impactos), classificação dos resíduos, causa gerais e específicas do desperdício, resultados na área financeira da construção civil, legislação e normas para gestão, métodos de gerenciamento da obra, cases de sucesso, soluções e sugestões de reaproveitamento dos agregados sólidos após sua reciclagem. 


O grupo destaca que a intenção não é incentivar a produção de produtos através do resíduo da construção, mas sim, conscientizar a todos que a boa gestão pode reduzir e muito a exploração dos recursos naturais, garantindo um futuro mais promissor. 


O biólogo Robelei Pieper, salienta que a palestra foi mais oportunidade ímpar que o programa Trilha do Saber concedeu a população pinhalense e regional de crescer no conhecimento, tendo acesso há uma nova perspectiva dentro de um segmento que infelizmente vem contribuindo absurdamente com esgotamento dos recursos naturais, mas que apesar do cenário atual ser pouco animador o grupo expos várias possibilidades, para termos construções realmente sustentáveis, porém a mesma terá que passar inevitavelmente por um novo modelo de gestão. Por fim, o programa Trilha do Saber agradece a presença de todos, tendo a certeza que cada um deixou o local consciente de que temos responsabilidade nesse setor, pois devido a magnitude desse segmento direta ou indiretamente todos nós fizemos parte.