Na sexta-feira (28) e sábado (29) foram encaminhados para a Clínica Granzotto, de Pato Branco, os primeiros pacientes de Pinhalzinho para cirurgias de catarata.  

 


De acordo com o secretário de Saúde, Elmo Zanchet, na sexta-feira, 21 pacientes realizaram a cirurgia em um olho e no sábado voltaram para fazer revisão e tirar o curativo. Também no sábado, mais sete pacientes foram encaminhados para fazer a cirurgia em um olho e na segunda-feira (31) retornaram a Pato Branco para tirar o curativo.   

 


“Inicialmente estavam inscritos 40 pacientes para as primeiras cirurgias de catarata, porém, destes apenas 28 conseguiram fazer, os demais não foram liberados para a realização da cirurgia por algum problema de saúde, como diabete ou problemas cardíacos”, salienta.

 


Milton João Gerard foi um dos 28 pacientes que realizou a cirurgia. O caso dele era de urgência, pois estava com praticamente toda a visão comprometida há mais de um ano. “Fiz a cirurgia e agora sou outra pessoa, consigo até assistir televisão novamente. Ocorreu tudo bem na cirurgia e só tenho que agradecer a equipe da Secretaria de Saúde e ao prefeito Mário Afonso Woitexem. Foi fantástico”, diz. Gerard realizou a cirurgia em um olho, na próxima semana já tem agendada a avaliação e na sequência acredita que será marcada a cirurgia no outro olho. “Eu não conhecia mais ninguém, quando tiraram o tampão do olho até estranhei, cheguei em casa e parecia que ela tinha sido toda pintada. Quem tem saúde, tem tudo”, ressalta.           

 


Zanchet destaca que uma nova relação de cirurgias será feita com pacientes que estão na fila. As cirurgias serão custeadas, com recursos da Secretaria Municipal de Saúde.