A Secretaria Municipal de Agricultura de Pinhalzinho trabalha por todo o município. Um dos seus programas é o ‘Porteira Pra Dentro’ e por meio dele, praticamente todas as propriedades já foram atendidas.

O secretário de Agricultura, Honorino Dalapossa, salienta que são beneficiados os agricultores que se enquadram da Lei de Incentivos, conforme solicitação devidamente registrada. Ele explica ainda que procuram atender os produtores próximos quando se descolam com as máquinas para as comunidades. “Assim conseguimos nos organizar e o município perde pouco recurso com isso”, afirma.

Dalapossa destaca ainda que a ação que compreende o programa é o entorno das instalações das unidades de produção. “As ações pontuais que estavam represadas há bastante tempo, conseguimos resolver quase todas. Acredito que estamos fazendo aquilo que o projeto de governo se propôs a fazer”, pontua.

O produtor Marcio Bem, da Linha Gaúcha, foi beneficiado com o programa, sendo realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura o cascalhamento de pátio em unidade de produção de leite.

Há cerca de quatro anos que Marcio está na atividade do leite, iniciaram com poucos animais e com o passar do tempo teve um aumento considerável de animais e também na estrutura da propriedade. Hoje conta com 125 animais para leite, 85 na ordenha com média de 25 litros, em consequência tem o gado de engorda, onde criam todos os bezerros e posteriormente comercializa. “Contamos com o apoio do município, da Administração atual, com horas máquinas, auxilio com o cascalhamento, toda a parte de melhorias no pátio. Essa é uma forma justa deles estarem ajudando o produtor”, salienta.

Outro beneficiado nos últimos dias pelo programa ‘Porteira Pra Dentro’ foi Vilson Zapani e o filho Cleomar Zapani, da Linha Boa Vista. Na propriedade já ocorreu a sucessão e agora estão investido em melhorias com a construção de um sistema de instalação compost barn e sistema automático de ordenha. Na propriedade, a Secretaria de Agricultura contribuiu com o cascalhamento do pátio da nova construção e horas máquinas.