Pinhalzinho esteve representado no IV Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo, em Gravataí, nos dias 29 e 30 de agosto. Participaram, o secretário de Saúde, Elmo Zanchet; o Educador Físico, Israel Betemps (Mita); assistente social, Feliciana Corá Perondi; assistente social, Marisa Dalapossa; e o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Neri Koch. 


Conforme o secretário de Saúde, o seminário foi muito importante no contexto da pessoa idosa. “Nestes dois dias pudemos ver e ter a participação de um importante debate envolvendo as políticas de proteção e inserção das pessoas idosas no contexto social. Nós não podemos permitir que o idoso seja colocado de lado da vida normal da sociedade, apesar de suas limitações precisa ser aproveitada as suas habilidades e capacidades. Temos que fazer alguma coisa para que o idosos possa se sentir útil e contribuir especialmente para as novas gerações, com sua experiência e dando a eles conforto e um final de vida com qualidade”, ressalta. 


O secretário menciona que o seminário fez refletir o que o município está fazendo nos setores de Saúde, Assistência Social e Segurança para acolher o grande número de idosos que cada dia aumenta. “Temos que demonstrar preocupação desde já, e fazer com que as estruturas públicas tenham um trabalho conjunto para que possamos trazer esse conforto e essa acessibilidade para que eles vivam de forma normal”, aponta.


Pinhalzinho teve a oportunidade de apresentar o projeto "Envelhe Ser" durante o seminário, que conforme o secretário foi muito aplaudido e elogiado.