Nesta sexta-feira (04), Pinhalzinho sediou a Câmara Técnica da Vigilância Sanitária, um encontro regional, com a participação de cerca de 36 municípios, das regionais de Maravilha, São Lourenço, Quilombo, Palmitos, Itapiranga e Xanxerê.

O objetivo foi retomar as ações de padronização da Vigilância Sanitária, com relação ao foco de trabalho, a demanda e como desempenhar as funções do setor. Na oportunidade, também foi realizada uma palestra motivacional aos profissionais.

A Câmara Técnica da Vigilância Sanitária é coordenada em Chapecó e era presidida por Flávia Tillmann, ela salienta que no evento, comemoraram o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, data muito importante que marca o trabalho que realizam. “A Câmara Técnica trabalha assuntos técnicos da área de fiscais, apontando as dúvidas, os problemas, os assuntos de interesse de todos os municípios, onde discutimos e elencamos as ações”, diz.
Durante o encontro também foi eleita à nova diretoria da Câmara Técnica da Vigilância Sanitária, ficando assim composta: Beatriz Moro, de Águas Frias, como presidente; Fernanda Simonato, de União do Oeste, como secretária; e Crislei Bruna Borsoi, de Formosa do Sul, como vice-secretária.

Para Beatriz Moro, que assumiu a Câmara Técnica, foi uma grande surpresa assumir este posto para estar contribuindo nas capacitações e na troca de informações. A primeira reunião da nova gestão deve ser realizada no mês de outubro, em Águas Frias.

De acordo com a responsável pela Vigilância Sanitária do município, Sirlei Rambo, o Dia Nacional da Vigilância Sanitária é para refletirmos as ações da Vigilância Sanitária e os serviços, unificando os trabalhos, onde cada vigilante vai fazer no seu município, ações educativas, orientavas, ou de fiscal, mas que todos possam fazer a mesma fala. “Então, é de fundamental importância este encontro”, ressalta.

O diretor de Saúde de Pinhalzinho, Cleomar Provenci, que acompanhou a abertura dos trabalhos, salienta que é importante para Pinhalzinho sediar eventos como este, de receber estes municípios, podendo assim estar participando de uma construção única da Vigilância Sanitária e estar contribuindo com quem dependem dos serviços do setor.

O secretário de Saúde de Pinhalzinho, Elmo Zanchet, salienta que Pinhalzinho é a capital estadual da Amizade e é trazendo pessoas novas para conhecer a cidade que é possível divulgar o município, especialmente quando se trata de uma reunião como esta, onde vem líderes de diversos municípios para Pinhalzinho. “Quando conseguimos fazer algo diferente, com atrativos a mais, as pessoas saem do município falado bem e isso é muito importante. Agradeço a equipe da Vigilância Sanitária de Pinhalzinho que se dedicaram e trouxeram grande público para este evento”, salienta.