Pinhalzinho recebeu na sexta-feira (20), prefeitos, secretários da Saúde e mulheres de prefeitos, para diversas atividades. 


Os prefeitos participaram da assembleia trimestral da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema) ligado a Amosc, do Instituto Saga e do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cis- Amosc). As atividades foram realizadas no auditório da Acip. 
Como pauta do Cidema e do Instituto Saga, que é presidido pelo prefeito de Águas Frias, Ricardo Rolim de Moura, foi abordado sobre o futuro do mercado público regional de Chapecó, analisando um estudo que visa integrar os municípios como fornecedores de frutas, verduras e legumes, melhorando a renda dos agricultores familiares. 


Conforme o prefeito de Pinhalzinho, Mário Afonso Woitexem, o mercado público em Chapecó tinha como objetivo comercializar os produtos dos 22 municípios da região, mas isso não vinha acontecendo e não estava a contento, por isso foi decidido transformar o mercado público em uma empresa, para que realmente possa cumprir com o objetivo principal que é desenvolver os produtores rurais e oportunidade de obter uma renda extra. “Antes o comprador ia até o mercado público, agora vai se buscar o comprador. Será uma nova fase do mercado público, sempre visando o desenvolvimento regional”. 


O prefeito de Sul Brasil, Éder Marmitt, coordenou reunião do Cis-Amosc, do qual está como presidente. Como pauta, a explanação de experiências bem sucedidas de outros consórcios de saúde e a elaboração do planejamento para transformações da instituição em busca de seu fortalecimento e consequentemente mais qualidade no atendimento à saúde dos mais de 540 mil pacientes. 


Woitexem ressaltou que na reunião do Cis-Amosc foram levantados vários apontamentos que os integrantes do consórcio farão aos candidatos nestas eleições, para que passem a olhar os consórcios como uma saída para melhorar a saúde da população catarinense. 
O prefeito mencionou ainda que a programação com os prefeitos foi extensa, durante todo o dia e que foi um prazer realizar esses grandes eventos no município, trazendo mais de 50 prefeitos e secretários da Saúde para Pinhalzinho. 
 

Encontro de primeiras-damas As primeiras-damas da região da Amosc acompanharam os esposos até a capital da Amizade e participaram do segundo encontro de primeiras-damas, coordenado pela Amosc e pela primeira-dama de Pinhalzinho, Claudia Woitexem. 


O roteiro de atividades iniciou na sala de reuniões da Prefeitura de Pinhalzinho, com uma conversa em entre mulheres e uma palestra com Marta Frizzon, da Amosc.


Na parte da tarde as mulheres realizaram uma visita na Aurora Alimentos, conhecendo a estrutura de produção da empresa. Também estiveram na Trilha do Saber, acompanhado o trabalho desenvolvido de educação ambiental no município. O cronograma também previa visita ao museu, mas devido ao tempo não foi realizada. 


A primeira-dama de Pinhalzinho mostrou satisfação em sediar o encontro que visou integração e troca de experiências. O encontro também foi acompanhado pela segunda-dama do município, Marilene Fiorini.