No sábado (05), Pinhalzinho recebeu as atividades do ‘Ônibus Lilás’, na Praça do Lago. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

 


O Projeto ‘Ônibus Lilás’ faz parte do programa do governo federal ‘Mulher: Viver sem Violência’ através de campanhas permanentes com as ‘Unidades Móveis: Mulheres e Cidadania’. O intuito foi levar prevenção e conscientização referente à violência contra a mulher.

 


O ‘Ônibus Lilás’ percorrem os municípios levando às famílias, e principalmente às mulheres, serviços de atendimento multidisciplinar, composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública, permitindo, assim, a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada, além de oficinas, palestras, atividades de lazer, saúde da mulher. Na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Maravilha, foram três municípios contemplados, dentre eles Pinhalzinho.

 


No sábado foram ofertadas oficinas, palestras, atividades de lazer, informações sobre a saúde e direitos da mulher, com apoio das secretarias municipais, bem como de diversas entidades e clubes de serviços, empresas, cooperativas, órgãos de segurança e instituições de ensino.

 


De acordo com a coordenadora da Secretaria de Assistência Social, Ivone Orso, o evento foi bem positivo, com participação expressiva da população. “Teve um grande número de atendimentos. Mas isso só foi possível graças ao empenho e apoio dos parceiros, os clubes de serviços, entidades, secretarias municípios, por isso, conseguimos ter essa oferta de serviços e presta-los com qualidade a população”, salienta.

 


Para o prefeito, Mário Afonso Woitexem, o evento foi excelente. “Para que o ônibus estivesse aqui tivemos a parceira do governo estadual e federal, mas também teve um engajamento muito forte das entidades e clubes de serviço. Foi uma tarde voltada para diversas atividades e consultas por parte das mulheres, mas integrando as famílias, porque ocorreram palestras e as crianças se divertiram nos brinquedos. Então, foi um evento muito importante para tratar de um tema relevante que é a violência contra a mulher, que ainda é um tabu, e muitas vezes omitido pelas mulheres por medo, pelo receio de serem julgada. O que temos que fazer quanto sociedade é encorajar as mulheres para que essas violências sejam coibidas”, diz. 

 


Sobre o tema ‘violência contra a mulher’, o promotor de justiça, Edisson de Melo Menezes, proferiu uma palestra, com exemplos e explanações para esclarecer ainda mais sobre este assunto.   

 


Nesta segunda-feira (07) o ônibus estará no Bairro Jardim Maria Terezinha, a partir das 14h, em frente ao CRAS. Haverá orientações e atividades diversas. As mulheres do bairro, bem como dos bairros vizinhos estão convidas a participar.