Pinhalzinho irá participar do Dia Mundial de Limpeza. A ação ocorre dia 15 de setembro. Este é um evento promovido no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil e visa o envolvimento de grupos de voluntários na limpeza de suas cidades. 


A ação tem como objetivo conscientizar as pessoas para o correto descarte dos resíduos sólidos. Até o momento 190 cidades no Brasil se inscreveram para participar e Pinhalzinho é uma dessas. A associação pinhalense Gama (Grupo Amigos do Meio Ambiente) será responsável por organizar o evento. Nesse sentido, no sábado (11) foi realizada uma reunião para discutir todos os encaminhamentos para o bom andamento da atividade. 


Na oportunidade ficou decidido que haverá um levantamento pelo setor de vigilância sanitária, epidemiológica, e do controle da dengue sobre as áreas mais críticas do ponto de vista de acúmulo de resíduos e rejeitos. Em seguida, a coordenação do evento se reunirá para distribuir as áreas junto aos diversos grupos que demonstraram interesse em participar do Dia de Limpeza.


Participam da ação, o Governo Municipal (através do envolvimento de diversas secretarias e departamentos), entidades, associações de bairros, igrejas, clubes de serviço, instituições de ensino, entre outros. Qualquer pessoa pode participar (independente se você pertence a uma entidade), para tanto é importante que a pessoa entre em contato com a coordenação do Gama via aplicativo whatsapp (988537458), que posteriormente a mesma será direcionado a um grupo parceiro.


Conforme o biólogo Robelei Pipper, um dos organizadores do evento, não haverá nenhum tipo de roteiro e muito menos caminhão recolhendo lixo e entulho na frente de residências ou terrenos baldios. “O Dia de Limpeza será executado em pontos estratégicos do nosso município e que não serão divulgados. Somente quem se envolver com o evento é que saberá, pois queremos evitar que pessoas mal intencionadas se aproveitem da atividade para promover o descarte irregular de resíduos e rejeitos. Nossa intenção é promover um exercício educativo e reflexivo nas pessoas sobre a problemática ambiental que o descarte irregular de resíduos e rejeitos provocam no meio ambiente”, menciona. 


Ele ressalta ainda que todos os grupos que participarão da coleta receberão sacos com cores diferenciadas, para que dessa forma já possam ir separando os materiais de acordo com as classificações específicas. Posteriormente, esses materiais serão coletados pelo município que fará com o auxílio da empresa Tucano a destinação final. 


Junto ao evento será realizado o 3° recicla Pinhalzinho, que proporcionará a oportunidade das pessoas descartar de forma ambientalmente correta eletrônicos, óleo de cozinha e a novidade desse ano, vidros (garrafas). Esse é um evento organizado pelo poder público municipal em parceria com a Fiesc (resíduo eletrônico), Gama (óleo de cozinha) mantendo parcerias com diversas entidades do nosso município.