Nesta semana o secretário de Educação, Fabrício Fontana, a diretora da Apae, Leoni Busz, e a pedagoga da Apae, Simone Spier, estiveram em Florianópolis participando da 3ª edição do Seminário Conhecer, que teve como tema “Educação Empreendedora e Inovação na Educação”. O ‘Conhecer’ é um dos maiores eventos do Brasil e do mundo nesta área.


O secretário destaca que o objetivo em participar foi para adquirir conhecimento e entender melhor esse conceito do empreendedorismo na educação. “Temos a intenção de levar a Pinhalzinho e implementar na nossa rede, se assim for o desejo dos professores e da comunidade, através do Sebrae programas pilotos de empreendedorismo na Escola”, diz. 


O secretário aponta que um fato que se discute em todo mundo é que a Educação precisa mudar. “A educação que nós queremos implantar carece de urgência, ela não pode esperar porque vivemos a transformação agora e estamos longe de saber qual será o modelo de educação daqui a 20, 30, 40 anos. Então não podemos ficar parados. É preciso que implantamos modelos, que tenhamos ações de nível imediato para que realmente a nossa educação comece a se tornar eficaz”, destaca.


Fontana esclarece que o conceito empreendedorismo na Educação não é somente a questão industrial ou comercial, “quando as nossas crianças compreender o que é empreender, que nada mais é do que organizar, cuidar, zelar, planejar, a partir desse conceito, entrando na escola, para que as crianças tenham essa formação, certamente terão a garantia de um futuro muito mais organizado”, aponta.


Foram dois dias, 8 e 9 de outubro, com palestras, painéis, oficinas, talks e rodas de conversas envolvendo especialistas nacionais e internacionais, que debateram temas como Políticas Públicas para uma Educação Empreendedora, Movimento Maker, Gamificação, Metodologias Ativas e Ágeis, Habilidades para o Futuro, Inovação e Tecnologia na Educação e Experiências Empreendedoras na Educação.