O gerente de parcerias e apoio aos municípios da Secretaria de Estado da Educação, Plauto Mendes, esteve em Pinhalzinho nesta semana. O objetivo da visita foi fazer uma análise da rede e do transporte escolar. 


“Na Secretaria de Educação entendemos que temos que fazer um regime de colaboração com os municípios, e que as crianças são do Estado de Santa Catarina e não de rede municipal ou estadual. Nós damos apoio a gestão dos municípios, sabemos que elas são frágeis, por questões orçamentárias, então, nosso objetivo é fazer uma análise da rede e otimizar recursos para propiciar investimentos e elevar a qualidade da educação”, salienta o gerente, acrescentando que a  Secretaria já vinha fazendo um estudo do município, no que se refere a questão financeira, matrículas, entre outras. 


“Ele veio para nos ajudar a entender o que está certo e errado na Educação e quais são as sugestões. A luta depois vai ficar conosco e é necessário que façamos mudanças”, menciona o secretário de Educação, Fabrício Fontana. 


Na quinta-feira (01) foi realizada uma formação com profissionais da Educação de toda a região, na Câmara de Vereadores, ministrada por Plauto Mendes. Conforme ele, a Secretaria de Estado da Educação é propagadora dos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre eles o Plano de Ações Articuladas (PAR), que teve mudanças. “Por intermédio de pesquisas, percebemos que havia uma fragilidade dos municípios em fazer esse planejamento, então, realizamos o encontro para ensinar eles a usar essa ferramenta. Também falar sobre o Plano de Ofertas Educacionais que é um planejamento estratégico das redes de regime de colaboração, além de orientações sobre legislação, tudo para auxiliar a gestão do município”, aponta Mendes. 


Representantes de aproximadamente 50 municípios participaram do encontro. O evento foi uma promoção da Secretaria de Estado da Educação.