O Governo Municipal de Pinhalzinho, por meio da Secretaria de Agricultura está desenvolvendo a ação de desassoreamento da passagem sob o rio Saudades no trecho que liga as comunidades de Anta Gorda, São Luiz, que também dá acesso a Linha Santa Catarina e Araçazinho, ao norte do município de Saudades.

Conforme o secretário de Agricultura, Honorino Dalapossa, o município de Saudades também está se empenhando para resolver esse problema. “A passagem é de uma barragem muito antiga, não é uma ponte, os espaços de passagem de água são pequenos, alguns obstruídos, com isso há a necessidade de retirar o material acima e abaixo da ponte para melhorar a vazão”, diz, acrescentando que com chuvas de 70 a 80 milímetros, obstrui totalmente a passagem entre os municípios.

“Essa é uma das poucas ligações que tem, a não ser a BR-282. A nossa preocupação é fazer com que todos de Pinhalzinho que necessitem ir ao município de Saudades, tenham a passagem, da mesma forma, que as pessoas que vem do Norte de Saudades, passam pelo asfalto da Linha Anta Gorda e sai na antiga Natucrem, isso para quem vai a Saudades ou a Pinhalzinho, o que facilita muito o acesso. Então, juntamente com a prefeitura de Saudades estamos fazendo o desassoreamento”, ressalta.