A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e o Sarampo encerrou dia 31 de agosto. A meta de Pinhalzinho era vacina 957 crianças e vacinou 1.055, atingindo 110,24%.
O Brasil vacinou 87,76%, com isso o Ministério da Saúde adiou o fim da campanha de 2018 para o dia 14 de setembro nos Estados que não cumpriram a meta de imunização. Santa Catarina ultrapassou a meta atingindo 102,36%.


O secretário de Saúde, Elmo Zanchet, diz estar feliz por terem atingido a meta de vacinação, mas ao mesmo tempo preocupados, pois crianças de 01 a 02 anos, 53 delas ficaram sem vacinar. Nesta faixa etária a meta era vacinar 303 e apenas 250 foram vacinadas. “Como a campanha já encerrou, por se tratar agora de dose extra, essas crianças não poderão mais receber a vacina, somente na próxima campanha”, destaca. 


Zanchet diz ainda que a equipe do Centro de Vacina pode perceber que durante a vacinação muitos adolescentes aproveitavam para conferir a caderneta e estavam em débito em algumas vacinas principalmente a de HPV. “Pedimos que meninas acima de 09 anos e meninos acima de 11 anos procurem atualizar a sua caderneta de vacinas porque a imunização é muito importante para precaver as crianças e adolescentes de doenças sexualmente transmissíveis. Pinhalzinho tem que dar exemplo de imunização”, menciona o secretário. 


Ele agradece a todos que se empenharam, aos empresários que atenderam o chamado da Secretaria comunicando os funcionários sobre a importância da vacina. “Tudo isso culminou neste resultado de 110,24%”, finaliza Zanchet.