A programação do Outubro Rosa e Novembro Azul já está definida em Pinhalzinho. A iniciativa é do Governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e parceiros. 


Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Já o Novembro Azul visa à conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.


Conforme o secretário de Saúde, Elmo Zanchet, a programação é vasta, com 60 dias voltados a prevenção. “Vamos ter atividades também voltadas aos homens. No dia 10 de novembro teremos o Dia ‘D’ da Saúde com coleta de preventivo do Câncer Ginecológico, consultas e exames para homens a partir de 40 anos (PSA, toque e outros), além de avaliação de saúde bucal. Tudo isso nós faremos nas Unidades de Saúde, num sábado, onde todos os médicos estarão engajados nesta ação. Gostaríamos que as pessoas levassem a sério a prevenção, principalmente nestes dois meses”, aponta. 


O início da programação será dia 02 de outubro, com o evento ‘Momento para eles e elas’, atividade motivacional com a doutora em Gerontologia Biomédica, Rosângela Binotto, às 20h, no Grêmio Recreativo Pinhalense. 


Além disso, todos os dias (segunda a sexta-feira) do mês de outubro, das 18h às 21h, será realizada a coleta de preventivos, na Rede Feminina de Combate ao Câncer, agendamento pelo conato 3366 -3915/98824-0403. Também serão realizados atendimento Psicológico, Nutricional, Terapia Holística, Yoga e Auriculoterapia, e estética facial, mediante agendamento. 


O bazar itinerante da Rede Feminina irá até o Bairro Primavera no dia 13 de outubro e no Bairro Bela Vista, dia 14 de outubro, ambos com horário de atendimento das 9h às 16h.
No dia 21 de outubro, às 14h, ocorre no Centreventos à feira da Saúde ‘Os 08 remédios naturais’, com atividades preventivas em saúde, uma parceria entre a Igreja Adventista e a Secretaria de Saúde.


Neste ano também será realizado o 3º Pedágio Rosa/Azul da Rede Feminina e parceiros, no dia 10 de novembro na área central da cidade. 


A 2ª Corrida Solidária Rosa/Azul e o 6º Campeonato de Pesca ocorrem no dia 11 de novembro. A corrida terá largada às 8h, na Praça do Lago. O campeonato inicia às 14h, no lago da praça. Na oportunidade terão atividades de saúde e o bazar a Rede feminina.