Na primeira noite da 17ª edição da Festa do Vinho, Queijo e Salame de Pinhalzinho, quinta-feira (04), no pavilhão da Efacip, foi entregue a ordem de serviço para o novo Centro de Educação Infantil, no bairro Santo Antônio, junto ao Campo Municipal.

O valor investido é de mais de R$ 2 milhões oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação, intermediados pelo ex-deputado federal, João Rodrigues, ainda em 2018, sendo liberado o recurso neste ano. A contrapartida do município é o terreno, a execução da terraplanagem, muros e taludes.

A escola terá uma área construída de 1.317,99m² e uma área de ocupação de 1.514,30m² sobre um terreno de 2.400,00m² (40x60m), com capacidade de atendimento de até 376 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 188 crianças em período integral. O prazo de execução da obra é de 12 meses.

Em 15 dias, essa é a segunda ordem de serviço entregue para construção de escola no município. A execução do novo Centro de Educação Infantil do bairro Pioneiro já teve início. Conforme o secretário de Educação, Fabrício Fontana, ainda em 2017 começaram a buscar essas escolas, quando viram a necessidade de vagas. “Desde lá tivemos uma luta grande com o sistema, Ministério da Educação, com os deputados para que conseguíssemos esses recursos. Essa duas escolas vem para atender a demanda e dar tranquilidade por certo período no que se refere a vagas e a localização dessas escolas”, ressalta o secretário, acrescentando que o município está crescendo, novos loteamentos estão surgindo e com isso a busca por escolas deve ser efetivada ano após ano.

Durante a 17ª edição da Festa do Vinho, Queijo e Salame, o prefeito Mário Afonso Woitexem, na presença do ex-deputado federal, João Rodrigues, anunciou que a nova escola do bairro Santo Antônio será denominada Centro de Educação Infantil Ireno José Matte, que muito contribuiu por Pinhalzinho e também uma forma de homenagear João Rodrigues por essa conquista. Ireno José Matte (In memória) é sogro de João Rodrigues.