Todas as salas de aula, das escolas municipais de Pinhalzinho, receberam um kit multimídia, composto por uma Smart TV e um notebook. A implantação da tecnologia é para tornar as aulas mais dinâmicas, proporcionando uma educação de qualidade.

Conforme o secretário de Educação, Fabrício Fontana, essas tecnologias os alunos tem em casa, toda hora e, as escolas precisam acompanhar essa evolução. Além disso, os equipamentos servem para gerenciar o sistema de educação no que diz respeito a todos os dados dos alunos, como frequência escolar, notas, trabalhos entregues, entre outros. “Estamos implantando este sistema de gerenciamento, aonde todas as informações vai direto para a central de dados, para os professores, diretores e pais terem acesso. É uma aplicação de gestão, dentro da educação”, salienta Fontana.

A Escola Municipal de Educacional Básica (Emeb) José Theobaldo Utzig recebeu 27 Smart TV e 25 notebook. “Hoje todas as nossas salas de aula estão equipadas com uma Smart TV e um notebook. Isso vai facilitar para os professores na hora de fazer a chamada, de inserir as notas no sistema de educação online e para preparar melhor as aulas. O uso da Smart TV é fantástico na sala de aula, tudo o que eles aprendem na sala, eles podem acompanhar depois em casa. Nós, trazendo o que chama atenção, que é o audiovisual, a criança vai ver e ouvir, pois temos crianças que aprendem ao ouvir a explicação do professor, assim como, temos alunos que precisam ver imagens e escritas para aprender. Acredito que com essas tecnologias, a Smart TV, o notebook e a internet, vão nos auxiliar muito na aprendizagem dos alunos”, ressalta a diretora Marcia Meneghetti Dal Vesco.

Ela menciona ainda que os alunos adoraram a ideia, mas que os livros ainda fazem parte do trabalho e que são tão importantes quando o uso TV em sala de aula. “Temos que ter a tecnologia, mas sem esquecer que existem outras coisas que também fazem parte do processo de ensino”, finaliza.