Na manhã de terça-feira (02) o novo mamógrafo, instalado no Hospital de Pinhalzinho, realizou as 12 primeiras mamografias. Sônia Maria Paganini, de 53 anos, foi á primeira mulher pinhalense a realizar o exame no novo equipamento, que foi adquirido em parceria com a família Rotaria, hospital e Secretaria da Saúde. 


Sônia diz que foi um orgulho e privilégio inaugurar o novo equipamento. “Foi muito rápido do agendamento até a chamada para realização do exame, cerca de um mês e meio. Agradeço por ter sido a primeira e espero que todas as mulheres façam o exame”, disse.


O diretor administrativo do hospital, Silvio Mocelin, ressalta que o equipamento está dentro das normas de Vigilância Sanitária e de toda situação que o ambiente requer para que sejam realizados estes exames. “De agora em diante, temos somente que trabalhar e fazer com que a sociedade pinhalense entenda que o esforço da diretoria do hospital é muito grande para que possa melhor as condições de saúde para com a sociedade pinhalense e também para toda a microrregião do Oeste de Santa Catarina. Gastamos mais de R$ 200 mil para poder viabilizar os exames e também habilitar toda a situação necessária para que o equipamento funcionasse”, menciona. 


Mocelin salienta ainda, que inicialmente atenderão a demanda de Pinhalzinho e acredita que em um mês estará zerada a fila do município. “Dentro do possível estaremos atendendo a demanda dos municípios da redondeza. Já abrimos a casa para realização de exames privados e também faremos com que esse equipamento possa suprir a necessidade que tem de todas as mulheres da região”, ressaltou. 


O secretário da Saúde, Elmo Zanchet, acompanhou os primeiros exames realizados e diz que o equipamento é de última geração. “É isso que precisamos, porque hoje os médicos precisam de mais clareza, mais nitidez, mais perfeição nos exames e tenho certeza que o mamógrafo instalado com essa parceria constituída vai atender a demanda de Pinhalzinho e região. Alertamos as mulheres que estão na fila para que aguardem que a secretaria estará chamando por ordem de inscrição”.