O Museu Histórico de Pinhalzinho está realizando a Exposição ‘Tchê’ da cultura gaúcha, que consiste em preservar e expandir a cultura.


Conforme a diretora do Museu, Neiva Lermen, a exposição foi realizada a pedido de uma professora que está trabalhando em sala de aula sobre as culturas. “Como temos o projeto no município estamos fazendo a exposição com banners e também preparamos todo um cenário para receber os alunos”, diz, acrescentando que é um projeto é itinerante, mas nesta semana está no museu.


As escolas que acompanharam o projeto foram o Centro de Educação Infantil Municipal Professor João Trichez e Centro de Educação Infantil Municipal Menino Jesus, turmas do maternal e Pré, dos turnos matutino e vespertino.


A diretora menciona que em nome do Museu, convidaram o patrão do Centro de Tradições Gaúchas de Pinhalzinho, Delcino Sutili, e o professor artístico, Jeferson Moreira, para falar sabre à cultura. “Eles vivenciam isso diariamente. Então, abordaram sobre a origem da cultura gaúcha, a vestimenta, as danças, o histórico de CTG de Pinhalzinho, para passar para as crianças um pouco mais sobre essa cultura que é tão presente em nosso município”.