O Museu Histórico de Pinhalzinho está fazendo uma exposição itinerante sobre a Guerra do Contestado – 100 anos de história, memória e narrativas. O museu foi contemplado pela Fundação Catarinense de Cultura para realizar a exposição.


Conforme a coordenadora do Museu, Neiva Lermen, neste ano pensaram em trazer a exposição para as escolas, a primeira a receber foi a Escola Municipal de Educacional Básica (Emeb) José Theobaldo Utzig. Na terça-feira (27) a exposição foi lançada para os professores, para que os mesmos também possam abordar sobre o assunto com os alunos. 


“A exposição fica exposta na Emeb por uma semana, depois passa pelas demais escolas do município. Ficamos com essa exposição até o início de junho, para trabalhar com os alunos, visitantes e demais interessados. Também fizemos agendamentos para grupos que queiram conhecer a exposição”, salienta a coordenadora.


A exposição traz a lembrança da Guerra do Contestado e os reflexos dessa guerra em Santa Catarina. Além da exposição é realizada uma ação educativa com vídeos, fotos e explicações sobre o tema.