O Governo Municipal de Pinhalzinho, por meio da Secretaria de Agricultura está desenvolvendo o Programa GPS Rural, que consiste na realização do mapeamento de todos os agricultores e das estradas municipais.

Conforme explica o secretário de Agricultura, Honorino Dalapossa, o programa consiste em mapear todas as propriedades rurais, todas as estradas e todos os pontos públicos que é de competência e cuidado do município. “Queremos exatidão de quantos quilômetros de estrada o município tem, pois isso ajuda muito na elaboração dos orçamentos e na gerencia dos custos de manutenção de todos esses trechos”, destaca.

Sobre a propriedade do produtor, o secretário diz que o mapeamento é a forma hoje disponível para falar de segurança no meio rural. “O programa fica depois disponível para o município, para a Polícia Militar, Polícia Civil, SAER, Secretaria da Saúde, Secretaria de Educação, Corpo de Bombeiros e empresas de transporte. Essa ferramenta o município de Pinhalzinho está adquirindo e colocando à disposição dos agricultores, sem custo nenhum, em termos de segurança, comodidade e avanço”, diz.

Dalapossa enfatiza ainda que pretendem para o início do próximo ano ter um programa ainda melhor para os agricultores e que irá proporcionar qualidade de vida, qualidade de informações e qualidade na gerencia das propriedades.

Em Chapecó o projeto existe desde 2017 e é coordenado por uma comissão integrada por agricultores, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, da SAC – Sociedade Amigos de Chapecó, do Sindicato Rural de Chapecó, da Coopercentral Aurora, da Cooperalfa e da BRF, juntamente com os órgãos de segurança que trabalham diretamente no atendimento. A tecnologia do GPS Rural já contribuiu para salvar vidas no interior de Chapecó, no que se refere na agilidade de atendimentos em caso de acidentes.