O projeto ‘Movimenta Pinhalzinho’ está em andamento desde o início do ano em Pinhalzinho. O responsável pelo projeto é o Educador Físico, Israel Betemps (Mita). 


O programa visa tirar as pessoas do sedentarismo, através de práticas de exercícios físicos planejados e orientados por educadores físicos, buscando uma melhor qualidade de vida e saúde as pessoas envolvidas, além de gerar benefícios físicos, mentais e sociais. 


Dentre os benefícios estão à perda de peso, melhora da mobilidade e afazeres diários, mais disposição para o cotidiano, construção de novos vínculos de amizade e muitos outros fatores relacionados à saúde. 


Os exercícios são aeróbicos, como caminhadas e corridas, para fortalecimento muscular com objetos usados para este fim. São atividades diversificadas que preconizam o exercício aeróbico como o exercício de fortalecimento muscular. Para a realização das atividades são divididos grupos que são abertos para todas as idades e de forma gratuita. As atividades dos grupos têm cerca de uma hora de duração. 


Conforme Mita, além de proporcionar saúde através da atividade física, o programa proporciona uma questão social muito grande. “Os grupos de atividades são importantes até para construir vínculos entre os participantes. Tem muitas pessoas que até então viviam no isolamento social e sabemos que isso desencadeia várias doenças psíquicas. E estes momentos não deixam de ser uma reinserção social, com o contato com outras pessoas, trocando experiências”, destaca.

 

Dados do projeto de 2016 


No ano passado, conforme dados do relatório final. Foram realizados cerca de 10.725 atendimentos.  


Academia Itinerante: 2.210 (187 encontros) 
Grupo de atividade física: 2.710 (91 encontros) 
Grupo de Reeducação Alimentar e Atividade Física: 1.433 (64 encontros) 
Grupo dos Servidores Públicos: 59 (6 encontros) 
Grupo do Caps: 309 (45 encontros) 
Grupo de Crianças: 4 (1 encontro) 
Ginástica Laboral (Servidores da Saúde/DMER): 4.000 

Cronograma de atendimentos  


Segundas-feiras: 8h - 9h30 (grupo de atividades físicas na Praça do Lago); 18h – 20h (academia itinerante no ginásio do bairro Bela Vista). 
Terças-feiras: 8h – 9h30 (grupo de atividades físicas – ginásio do Bairro Divinéia); 18h - 20h (grupo de servidores públicos no ginásio Neuro Isidoro Bugnotto). 
Quartas-feiras: 8h – 9h30 (grupo de atividades físicas na Praça do Lago); 18h – 20h (academia itinerante no ginásio do Bairro Divinéia). 
Quintas-feiras: 8h – 9h30 (grupo de atividades físicas – ginásio do Bairro Divinéia); 18h – 20h (academia itinerante no ginásio do Distrito de Machado). 
Sextas-feiras: 18h – 20h (academia itinerante no ginásio do Bairro Pioneiro).