Com o intuito de melhorar o atendimento na dispensação de medicamentos, a Secretaria de Saúde de Pinhalzinho realizou uma mudança nas farmácias dos postos de saúde. Os medicamentos que são entregues pelo estado e antes eram retirados no posto Central, agora serão disponibilizados no posto São José, no Bairro Cohab.


A farmacêutica do município, Seila Spengler, responsável pela assistência farmacêutica, explica quais os motivos da mudança e as melhorias que ela trará. “Hoje temos a divisão entre assistência farmacêutica básica e assistência farmacêutica do componente especializado do estado. Até o momento tínhamos tudo na policlínica Central, pois havia um fluxo muito grande de pacientes e nos dias de consultas do estado, este número ficava ainda maior, por isso observamos que não conseguíamos atender tão bem esta demanda. Como tínhamos um número muito grande no posto central, parte dos pacientes serão atendidos no posto São José. Os pacientes atendidos no São José serão os que recebem medicamentos do estado e que tem atendimentos com medicamentos judiciais também”, esclarece.


Seila destaca que o posto São José foi equipado para tal mudança e que conta com uma profissional também. “Com essa divisão, o posto São José terá uma farmacêutica também, que é a profissional Elizabete Frozza, responsável por este programa do componente especializado e vai estar atendendo estes pacientes lá. Com isso, vamos ter uma demanda um pouco menor no posto central e, como profissional farmacêutico, poderemos auxiliar as outras unidades de saúde, que hoje não disponibilizam farmacêuticos. Também, poderemos atender os pacientes com mais qualidade, sempre dispostos a dar as informações relativa ao consumo dos medicamentos, pois sabemos que o tratamento será eficaz se os pacientes utilizarem os medicamentos de forma correta”, assinala.


O secretário de Saúde de Pinhalzinho, Elmo Zanchet, ressalta que esta mudança foi realizada para melhorar ainda mais o atendimento nas unidades de saúde. “Logo que assumimos a Secretaria, nos deparamos com o grande fluxo de pessoas no posto de saúde central. Discutindo com as farmacêuticas responsáveis, chegamos à conclusão de destinar a unidade do Bairro Cohab para atender esse pessoal que recebe medicamentos via estado. Melhoramos a estrutura do posto São Jose para que pudesse receber esta nova função”.


Elmo sublinha que, com a compreensão de todos, será possível tornar o sistema melhor para todos. “Para quem terá que atravessar a cidade para buscar o medicamento, esperamos que tenha compreensão, pois esta medido foi tomada pensando num melhor atendimento para a população pinhalense”.