Um novo grupo de Pinhalzinho foi submetido a cirurgias de Cataratas na terça-feira (27). A reunião com os pacientes foi realizada na segunda-feira (26), na Secretaria de Saúde. 


Conforme o secretário de Saúde, Elmo Zanchet, a reunião foi com 22 novos pacientes, visando zerar mais uma vez a fila de cirurgias de Cataratas. “É um novo mutirão que o Governo do Estado está nos oportunizando. Estamos felizes porque sabemos o quanto é importante à visão e é uma pena que outras patologias não estão tendo a mesma atenção, mas o Governo do Estado tem se sensibilizado e o Governo Municipal tem entrado nesta parceria para fazer este tipo de cirurgia. Estamos atingindo um número recorde do ano, de 164 cirurgias de Cataratas. Temos certeza que para essas pessoas a vida tem um novo sentido agora, por isso estamos muito felizes”, ressalta.   


A maioria dos pacientes fará a cirurgia nos dois olhos. As mesmas serão realizadas em São Lourenço do Oeste. 


O secretário aponta também sobre o número expressivo de cirurgias. “É motivo de alegria porque em 2017 realizamos durante todo o ano 107 cirurgias, em 2018 foram 113 e em 2019 já são 164. Nós queremos e tenho certeza que é o mesmo desejo dos pacientes, que possam curtir o resto de suas vidas tendo uma visão perfeita”, salienta. 


Santina Alves é uma das pacientes de cirurgia de Cataratas. “É muito importante essa ação do governo e está sendo bem administrada. Minha mãe ficou nove anos na fila e tivemos que pagar a cirurgia particular. Eu já fiz uma cirurgia e agora fiquei menos de dois meses esperando e já fui chamada”, diz.


Outra beneficiada com a cirurgia é Noeli Kaiser, ela destaca que o seu esposo já realizou a cirurgia e está muito feliz com o resultado. “Estou realmente feliz, porque na vez passada o meu esposo fez a cirurgia e ele sentiu a melhora, pois nem precisa mais usar óculos, ele adora ler jornal e está conseguindo fazer isso sem o uso de óculos”, aponta, acrescentando que ele teve uma nova vida após a cirurgia.