Sucesso. Esta é a palavra que define a IX Expofeira Comercial e Industrial de Pinhalzinho - Efacip 2019, realizada de 13 a 17 de novembro. Foram cinco dias repletos de atrações para todas as idades e gostos, com uma programação variada que englobou diversão com shows, palestras, exposição da indústria, comércio, prestação de serviços e o melhor da gastronomia local.

O objetivo da feira foi à valorização do comércio e indústrias, além da sustentabilidade e apoio as entidades beneficentes de Pinhalzinho. A feira foi uma realização do Governo Municipal de Pinhalzinho e co-realização da Associação Empresarial (ACIP) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Uma novidade interessante nesta edição foi à contagem eletrônica de visitantes. Cada pessoa que entrou ou saiu da feira passou por uma câmera que momentaneamente que faz a contagem, passando o número para o sistema de registro. Durante os cinco dias, cerca de 38 mil pessoas passaram pelo parque da Efacip.

O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Sérgio Matte, avalia positivamente o evento. “Dentro dos Objetivos propostos, de livre acesso, sem cobrança de ingresso para visitação, baixo custo para os expositores e a separação dos shows, com as parcerias construídas e o empenho de toda a Comissão Organizadora, juntamente com o prefeito Mário Afonso Woitexem, chegamos aquilo que queríamos, trazer o público para conhecer o que Pinhalzinho produz de melhor”, diz.

Ele aponta ainda que nos próximos dias será realizado e divulgado o balaço geral da feira, com a movimentação financeira. “Construímos algo inédito, inovador, que foi fantástico. Só temos que agradecer a população de Pinhalzinho e a compressão de todos”.

Palestras
Durante a Efacip, sete palestras foram realizadas, todas no auditório da Trilha do Saber.

Na quinta-feira (14) a primeira palestra teve como tema ‘Química na Indústria de Alimentos e no tratamento de efluentes’, com o químico industrial Márcio Coldebella. A segunda palestra ‘Meio Ambiente x Ocupação do espaço: Caminhos para a sustentabilidade’, com os arquitetos Guilherme Salvini e Emanuel Pressi.

Dia 15 de novembro, a palestra da tarde teve como tema ‘Agroeconomia Holística’, com o biólogo, Tiago da Franca; e a última palestra do dia foi ‘Arborização no Município de Pinhalzinho’, com a arquiteta Aline Paula Gonzatti e as acadêmicas de arquitetura Milena Triches Knop e Jamile Martini.

No sábado (16) a palestra teve como tema ‘Você bebe agrotóxicos? Agrotóxicos detectados na água’, com a laboratorista do H2O, Alica Antônia Dutra. Já à noite a bióloga Marina Vedovatto, falou sobre o tema ‘Os campos sulinos da região sul do Brasil’. Para encerrar, no domingo (17) o tema da palestra foi ‘Hidrologia de Pinhalzinho’, com a engenheira Agrônoma, Berta Jungues.

As palestras foram articuladas pelo programa Trilha do Saber em parceria com o Grupo Amigos do Meio Ambiente (Gama). Conforme o biólogo da Trilha do Saber e membro do Gama, Robelei Pieper, o objetivo foi trazer temas que agregassem ao evento, aproveitando como espectadores o público que estava circulando pela feira e que se organizou para assistir as mesmas. “Os assuntos foram de grande importância, pois refletem grandes lacunas do conhecimento presentes na sociedade, e, considerando uma feira que reúne uma grande diversidade de pessoas circulando pelo evento, torna-se uma excelente oportunidade das mesmas avançarem no conhecimento científico, além de poderem tirar dúvidas sobre diversos outros temas ligados a cada palestra”, aponta.

Dia da Transformação Digital
Junto com a Efacip, um grande evento foi realizado pelo Sebrae e a TD Transformação Digital, no Centro de Tradições Gaúchas Porteira do Pinhal. Dia da Transformação Digital, como foi nomeado o evento, teve a participação de profissionais renomeados na área.

O evento itinerante é preparado para empreendedores que querem por em prática a transformação digital no seu negócio, com elementos que contribuem para iniciar ou elevar a transformação que a empresa precisa.

Durante o dia, foram ministradas palestras sobre o olhar do Sebrae para a transformação digital; O que muda nos negócios com a transformação digital; Estratégia mídias sociais; Anúncios e mídias pagas; Recrutando talentos na era digital; Marketing de audiência e conteúdo que engaja; atendimento digital; Criando uma empresa na internet, além da apresentação de cases referência no mercado.

Shows e atrações
O intuito da feira de ser mais eclética e abrangente, não se refere apenas aos expositores e palestras, mas também em relação à diversão.

As atrações presentes na Efacip 2019 variaram entre pagas e gratuitas. Com atrações para todos os gostos, a Arena de Shows contou com apresentações infantis, na sexta-feira, tarde especial para os idosos, no sábado, e no domingo uma apresentação gospel. Os shows realizados de renome nacional foram com Conrado e Aleksandro, Alok, Fernando & Sorocaba, César Menotti & Fabiano e Trio Parada Dura que contaram com grande público e foram espetáculos de música, luzes e muita animação.

Para o público infantil a feira teve ainda uma grande variedade de brinquedos infláveis que fizeram a alegria das crianças.