Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 já estão disponíveis aos contribuintes. Os pinhalenses estão recebendo o tributo na própria residência pelo Correios ou poderão ser visualizados e impressos por meio do site da prefeitura.


Os contribuintes poderão pagar com descontos de 10%, em cota única, no dia 15 de abril, ou 5% em 15 de maio. Se preferirem, poderão optar pelo parcelamento em oito vezes.


O prefeito, Mario Afonso Woitexem, comenta que o valor do IPTU 2018 será investido na infraestrutura do município. “Neste ano vamos investir o IPTU, na sua totalidade, na infraestrutura. Tivemos um reajuste, que é a inflação, o IGPM de 7.55%, mas se considerarmos que a partir deste ano não existe mais o Funrebom, que apresentava cerca de 10% do valor do IPTU, se comparar com o valor pago no ano passado vão perceber que houve uma redução no valor”, aponta. 


Neste ano também foram feitas adequações quanto à taxa de lixo. “Tivemos alguns problemas no que diz respeito a prédios. Pessoas que tem prédios e que tem imóveis de locação, como salas comerciais e apartamentos, até o ano de 2017 pagava somente uma taxa de lixo de todo o prédio, então, a partir deste ano foi feita a readaptação disso e todas as unidades de um prédio passaram a cada um pagar a sua taxa de lixo. Aplicamos isso da forma correta e justa, onde todo mundo paga pelo seu lixo”, ressalta o prefeito. 


Ele menciona ainda que o município tem um custo mensal de R$ 139 mil que paga a empresa que faz a coleta de lixo no município. Até o ano de 2018, era cobrado o valor de R$ 44 mil mensal, dividindo o que é arrecadado no IPTU em doze meses. “Neste ano conseguimos fazer uma correção e mesmo assim o município continua pagando muito a mais. Temos que deixar claro que a prefeitura não gera lixo e nós pagamos essa coleta de lixo. É um recurso que o município deixa de aplicar na infraestrutura, na educação e na saúde, para custear a taxa de lixo em que cada pessoa é responsável pelo seu lixo”, afirma Woitexem. 


O governo municipal salienta, se você contribuinte tiver alguma duvida sobre o IPTU que procure o quanto antes possível o setor de tributação para maiores esclarecimentos.