Na manhã de terça-feira (20) foi realizada uma capacitação e ingresso de novos participantes ao Projeto Idoso Visitador. 


O projeto consiste em um grupo de idosos previamente selecionados que atuam junto à equipe técnica, voltado ao atendimento de idosos do município mapeados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e que se encontram em isolamento social, no sentido de identificar vulnerabilidades e potencialidades através de visitas sistemáticas. 


Um das metas da Secretaria de Assistência Social, por meio do Cras, é a ampliação do Projeto Idoso Visitador. Conforme a secretária de Assistência Social, Ivone Orso, o projeto faz parte do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio às pessoas idosas e com deficiência que ocorre no município desde 2012. “Pela demanda de idosos a serem visitados ele necessita de ampliação. Tínhamos oito idosos visitadores e na durante a capacitação realizada na terça-feira ingressaram mais oito idosos. Contamos hoje com 16 idosos visitadores”, ressalta. 


O grupo de idosos visitadores foi capacitado para realizar visitas mensais, com objetivo de socializar informações, interagir com o idoso, propiciar convivência com pessoas do mesmo ciclo etário. Em alguns momentos a equipe técnica acompanha a visita, e em outros, ela é realizada por dois idosos.


“Por meio deste trabalho é possível promover e proporcionar aos idosos que estão em alguma situação mais vulnerável, de risco e/ou muitas vezes em isolamento social o contato com outra pessoa. É um projeto que tem dado certo, tem evoluído. Com a capacitação, foi possível que os idosos que estão ingressando, tomassem conhecimento da metodologia de trabalho junto com a equipe técnica do Cras para que a partir dali organizar as visitas e o trabalho deste projeto em nosso município”, menciona Ivone.