Na16ª Festa do Vinho, Queijo e Salame o prefeito Mário Afonso Woitexem lançou a Infovia Pinhalense – Cidade Digital, uma rede de cabos de fibra óptica que interligam a administração municipal em todos os pontos de trabalho, ou seja, secretarias, escolas, creches e câmaras de segurança.

“Pinhalzinho passa a ser uma cidade digital. Hoje todas as repartições públicas estão interligadas com a administração e com isso vamos conseguir ter mais eficiência no atendimento à população”, disse o prefeito durante o lançamento.

Com isso, será disponibilizada internet sem fio, gratuita, em alguns pontos públicos, iniciando na Praça do Lago e na Praça Avelino Fiorini (Central). O Centro de Processamento de Dados fica instalado na prefeitura e dá suporte a Infovia Pinhalense.

O investimento foi mais de R$ 800 mil. O Ministério de Ciências e Tecnologia, por meio de emenda do deputado federal João Rodrigues, contribuiu com R$ 600 mil e o município investiu R$ 200 mil.

O prefeito salientou ainda que, segundo a empresa que realizou a instalação dos equipamentos, dos mais de cinco mil municípios do país, o único município que tem uma rede de cabo de fibra óptica própria é o município de Pinhalzinho. “Somos mais uma vez pioneiros nacionais em tecnologia”, afirmou.