Na manhã de quarta-feira (04), representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram em Pinhalzinho, em uma reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020, com o prefeito e secretários.

No próximo ano, de agosto a outubro, será executado o censo demográfico do país, o mesmo é executado a cada 10 anos, em estimativas do próprio instituto, devem ser levantados 6.223 pontos, em dados da saúde municipal estimasse em 6.600 cadastros.

Conforme Paulo Frassmann, um dos coordenadores do Censo 2020 da agência do IBGE de Chapecó, a reunião em Pinhalzinho foi é um contato inicial com as prefeituras para um trabalho extremamente criterioso. A pesquisa vai envolver de 20 a 25 pesquisadores que serão selecionados em concurso que deve ser divulgado a partir das próximas semanas. Para o Censo 2020 será centralizado o posto de coleta em Pinhalzinho que também atenderá o município de Sul Brasil, que faz parte da mesma agência.

“Pinhalzinho é a cidade que mais cresceu na nossa região, da agência do IBGE de Chapecó. Pela estimativa de 2019 temos mais de 20 mil habitantes, lembrando que a estimativa de 2019 é a mais atrasada, porque vem desde 2010. A contagem demográfica sai em 2020 e acreditamos que vamos passar muito longe desse número”, aponta Frassmann.

Os dados preliminares do Censo 2020 devem ser divulgados em dezembro daquele ano, mas os dados gerais serão divulgados progressivamente até 2022.