Na manhã de segunda-feira (24) estiveram reunidos no Hospital de Pinhalzinho auditores da 4ª Regional de Saúde para avaliar os trabalhos do hospital de Pinhalzinho em relação ao que foi contratualizado com a Secretaria de Estado da Saúde.

Conforme as auditoras, o objetivo da visita foi saber se o hospital vem cumprindo as metas conforme contratualizado com o Estado. Destacam que encontraram no hospital de Pinhalzinho uma boa meta e que o hospital tem um excelente atendimento. Foram avaliadas todas as situações de urgência e emergência, dos exames realizados e das acomodações.

De acordo com o diretor do hospital, Silvio Mocelin, o processo de avaliação é de rotina e acontece cada três meses. “Segundo os relatórios e avaliação da comissão, o hospital está cumprindo com que foi contratualizado com o Estado, inclusive ultrapassando a meta. Em razão pela qual, discutimos a possiblidade da Secretaria de Estado da Saúde melhorar a condição financeira, já que o hospital está realizando procedimentos acima do normal, ou seja, além da meta estabelecida”, ressalta.

Para o secretário de Saúde de Pinhalzinho, Elmo Zanchet, essa avaliação se faz necessária especialmente porque Pinhalzinho tem apresentado crescimento populacional. “Pudemos perceber na avaliação, que é referente ao segundo trimestre deste ano, que houve uma prestação de serviço por parte do hospital, bem acima do que estava previsto, isso é relacionado ao aumento da população e também pela migração do público que tinha plano de saúde e em função da crise passou a utilizar mais os serviços públicos. Esperamos que essa avaliação seja levada ao Estado e que melhorem os recursos enviados ao nosso hospital. Tendo o hospital recursos mais volumosos o município acaba gastando menos, por isso levamos muito a risca, participamos juntos para que tenha uma situação fiel do que está acontecendo na saúde, especialmente no que diz respeito ao repasse do Estado”, destaca o secretário.