Um novo Grupo de Controle ao Tabagismo está sendo formado em Pinhalzinho. Desta vez, para os pinhalenses atendidos na Unidade de Saúde do Bairro Maria Terezinha. As atividades do grupo iniciam dia 19 de março. Os interessados em participar podem se inscrever na Unidade de Saúde. 


Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ivanete Althaus, as atividades do grupo ocorrem por três meses, com reuniões inicialmente semanais, e posteriormente quinzenais, e é formado por 15 a 20 participantes. “O grupo serve de apoio para as pessoas que realmente desejam abandonar o vício; com suporte medicamentoso, além da participação do médico, enfermeira, psicólogo entre outros profissionais. Embora o atendimento seja em grupo, o tratamento é individualizado, de acordo com a história de cada um e envolve medicamentos, adesivos, entre outros”, menciona Ivanete.


O Tabagismo é uma doença crônica. Se a pessoa deseja abandonar o vício, a iniciativa deve ser dela. O suporte é da Secretaria de Saúde Municipal.