A quinta turma da Universidade da Terceira Idade (Uniti) e a primeira turma de pós-graduação da Uniti iniciaram as atividades nesta semana, em Pinhalzinho. A turma formada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) em parceria com o poder público municipal, atende as demandas sociais, afetivas, culturais, de lazer e saúde desta população, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida.

O curso de extensão/aprimoramento denominado Uniti é voltado para pessoas acima de 55 anos, tem duração de 18 meses, três semestres de aula, com encontros semanais, todas as quartas-feiras à tarde. O principal objetivo da Uniti é proporcionar aos participantes oportunidades de aprofundar conhecimentos que agreguem valores para melhorar a sua qualidade de vida e envelhecimento saudável. Bem como, um espaço para interação social e cultural.

As atividades da Uniti são variadas, desde atividades físicas, alimentação saudável, aspectos do dia a dia, capacitação relacionada à memória, atividades relacionadas à saúde e bem estar, a viagem, todas com o objetivo de acrescer o conhecimento dos idosos para o dia a dia.

Conforme o Secretário Municipal de Administração e Planejamento, Wanderlei Borba, a parceria com o município de Pinhalzinho já vem de outros anos. “O município apoia essas ações para a terceira idade, onde criam e desenvolvem atividades novas que trazem benefícios a todos os participantes. O município também desenvolve o projeto da academia itinerante que ocorre semanalmente nos bairros e também aulas de ginástica na piscina da AABB de Pinhalzinho, portanto o município é sempre presente, participando das ações da terceira idade”, salienta.

Para participar, o interessado deve procurar a Unoesc. O custo é de R$ 65,00 mensal.