O Grupo Amigos do Meio Ambiente (GAMA) realizou com apoio do programa Trilha do Saber, dois eventos para lembrar a Semana do Meio Ambiente e da Ecologia, no município de Pinhalzinho. 

Na terça-feira (04) desenvolveu no Centro Interpretativo da Trilha do Saber a palestra denominada ‘As florestas e diversidade arbórea no oeste catarinense: algumas preocupações botânicas’, ministrada pelo biólogo, Adriano Dias de Oliveira. Com mestrado e doutorado em Botânica pela Universidade federal do Rio Grande do Sul e atualmente professor da Universidade Regional de Chapecó - Unochapecó, o palestrante expôs o assunto proposto de forma clara e objetiva, buscando a participação do público presente. Os principais grupos de plantas e sua distribuição ao longo dos domínios fitogeográficos brasileiros com destaque para a Mata Atlântica na região Oeste do Estado de Santa Catarina, nortearam a discussão. Além disso, aspectos gerais envolvidos na arborização e áreas verdes urbanas, educação científica e a relação botânica/ecologia foram abordados. 


Já na noite da quinta-feira (06) no Recanto Ecológico da família Schmatz, realizou-se a primeira trilha de observação noturna, que foi conduzida e mediada por membros do GAMA. Na oportunidade as pessoas foram estimuladas a perceber a floresta através dos diferentes sentidos do corpo humano. Além disso, aspectos técnicos e práticos em relação às fisionomias da mata atlântica no oeste catarinense foram explanados.