A Escola Municipal Dom José Gomes (antiga Maria Terezinha) conquistou o 1º lugar no Prêmio Ação Destaque de 2019, com o tema ‘Carta da Escola’, projeto este, que foi classificado em nível nacional entre as escolas municipais que adotam o Sistema Integrado de Educação Família e Escola (SEFE).

A professora Julita Werlang esteve no dia 07 de outubro, em Curitiba expondo o projeto para educadores de mais de 400 municípios, que adotam esse mesmo material.

A ‘Carta da Escola’ é um contrato de princípios e valores que os alunos da escola se propõem a cumprir, em relação aos cuidados e respeito ao meio ambiente, ao patrimônio público, às pessoas, aos idosos, enfim à comunidade onde a escola se insere.

O projeto foi desenvolvido com alunos do 5° ano, mas envolveu toda a escola num trabalho conjunto, cujo objetivo maior é mostrar aos alunos o quanto é importante cuidar e respeitar as pessoas, o lugar onde estamos e, principalmente, aprender a viver em comunidade, ações estas, que contribuem para uma vida feliz, uma sociedade justa e um bom lugar para se viver.

A ‘Carta da Escola’ está exposta na entrada da escola Dom José Gomes no bairro Jardim Maria Terezinha.

O secretário de Educação, Fabrício Fontana, diz que é com satisfação que comemoram esse resultado. “Agradecemos toda a equipe da Escola Municipal Dom José Gomes e a Associação de Pais e Professores (APP) que ajudou a construir esse projeto. Isso nos deixa extremamente satisfeitos porque prova que estamos no caminho certo. Nós quanto gestão trabalhos em cima de dar condições de trabalho, instrumentalizar as escolas, mas de fato, a educação só vai mudar quando os professores tiverem esse mecanismo em suas mãos, fizerem a sua parte e a diferença dentro da escola e é isso que a Escola Dom José Gomes nos ensina com essa premiação”, aponta.