Na segunda-feira e terça-feira (28 e 29), em Chapecó, foi realizada a 6ª etapa do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), com o tema “Formulação de estratégias de desenvolvimento”. O programa é promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc).

O evento reuniu empresários, gestores municipais e representantes de entidades e instituições que definiram três objetivos estratégicos para cada um dos oito eixos de atuação – saúde, educação, infraestrutura, agronegócio, indústria, turismo, inovação e gestão pública. De Pinhalzinho participaram, o prefeito de Pinhalzinho e presidente da Amosc, Mário Afonso Woitexem; o secretário de Saúde, Elmo Zanchet; o secretário de Finanças, Sérgio Matte; o presidente da Acip, Roberto Zagonel; e representando o Sicoob Credial, Imar Ecco.

Foram definidos os objetivos estratégicos para o desenvolvimento regional. Para cada eixo foram elaborados três objetivos estratégicos, totalizando 24 e, para cada um deles, foram definidos os indicadores e metas.

Conforme o prefeito de Pinhalzinho e presidente da Amosc, com as mudanças que ocorrem atualmente, em uma velocidade cada vez maior, e a globalização, é imprescindível planejar o futuro. “Nós trabalhamos cerca de 12 horas por dia e vivemos o presente, atendendo a população. Fica difícil planejar o futuro. Esse trabalho que está sendo feito, reunindo lideranças de todos os setores, para planejamento com uma visão de médio e longo prazos, é fundamental para o desenvolvimento sustentável”.

De acordo com o secretário executivo da Amosc, Paulo Utzig, o programa iniciou no mês de agosto e a cada mês ocorre um encontro para tratar, de forma organizada, um projeto de desenvolvimento regional. “O final disso, é termo um plano de desenvolvimento regional para os 20 municípios da Amosc. Esse programa tem a parceria do Sebrae, portanto é um viés de apoio logístico, institucional e tem a participação efetiva de lideranças, que podem contribuir neste sentido para que tenhamos um amanhã melhor”, aponta.

Programa LIDER

O programa LIDER estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento sustentável, trabalhando três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

A fase operacional do LIDER conta com oito encontros com carga horária mensal de 12 horas. O primeiro ocorreu no mês de agosto, em Chapecó, e debateu a construção da coesão e identidade do grupo. Em setembro, o evento realizado em Pinhalzinho, discutiu a gestão compartilhada da mudança. Em outubro, o foco foi o desenvolvimento da liderança empreendedora, em Coronel Freitas e, em novembro, o 4º encontro promovido em São Carlos, debateu as oportunidades de articulação e negociação. O 5º módulo abordou a escolha do futuro da região. As próximas etapas serão para elaboração do plano de ação (7º módulo) e para a institucionalização e governança do desenvolvimento da região (8º módulo).