Problemas no telhado ocasionaram transtornos na EMEB José Theobaldo Utzig. Devido ao problema, gerou uma infiltração na laje e oito salas de aula ficaram inundadas. A escola é a maior da rede pública municipal.

Conforme o secretário de Educação, Fabrício Fontana, a situação é desagradável, porém o volume de chuva foi excessivo nos últimos dias. “O telhado historicamente sempre teve algumas infiltrações e agora veio estourar devido ao excesso de chuva, que acabou entupindo as calhas, descendo pela laje e alagando toda a escola. Vamos resolver o problema nesta ala em um curto espaço de tempo, se as condições climáticas permitir, findando este problema de infiltração na escola”, salienta.

Fontana afirma que durante estes cinco meses frente à Secretaria de Educação estão permanentemente acompanhando os problemas na infraestrutura das escolas. “Estamos buscando a solução, porém em alguns lugares a solução não é tão simples, mas assumimos o compromisso e vamos resolver estas situações”, diz.

O prefeito Mário Afonso Woitexem, esteve com o secretário de Educação, na manhã desta sexta-feira (09), acompanhando a situação da EMEB. “No início do ano, quando estive conversando com a diretora, ela repassou esta situação de infiltração, mas não imaginávamos a gravidade. Vendo os corredores e as salas alagadas, danificando inclusive o mobiliário da escola, isso não nos resta outra alternativa a não ser dar um basta nesta situação. Já estamos trabalhando para resolver o problema, porém dependemos também das condições climáticas, mas vamos arrancar todo o telhado para ver o que está acontecendo e resolver o problema definitivamente”, ressalta.

Ele diz ainda que recebeu a informação que este problema existe desde a inauguração da ala nova da escola e como não foi corrigido o problema foi se agravando. “Pedimos desculpas as crianças, aos professores, aos pais dos alunos e pedir um pouco de paciência porque desta vez o problema vai ser resolvido”, afirma Woitexem.

De acordo com o orientador da EMEB, professor Fernando Hanauer, “este problema já acontecia no banheiro da ala nova da escola, mas com as chuvas dos últimos dias, tivemos que tomar algumas medidas para atendimento dos alunos. Tínhamos algumas salas e laboratórios disponíveis e assim conseguimos atender todos os alunos normalmente”, salienta.

Conforme a diretora Marcia Meneghetti Dal Vesco, todos os alunos estão sendo atendidos. “Caso haja alguma alteração comunicaremos os pais, mas a princípio manteremos o atendimento aos alunos, assim como mantemos a festa junina que está programada para ser realizada na quarta-feira (14). Os pais podem ficar tranquilos que estamos trabalhando sempre para o bem dos nossos alunos”, menciona.