O prefeito de Pinhalzinho, Mário Afonso Woitexem, participou da audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para debater assuntos relacionados à produção de leite no Estado. Participaram autoridades e produtores de mais de 20 municípios da região.

Custo de produção cada vez maior, causado por problemas de logística e insumos caros, aliados a preços baixos pagos pelo litro do leite, foi o cenário apresentado por produtores que participaram da audiência.

O prefeito avalia como positiva a audiência e ressalta que os municípios da região tem uma dependência do produtor e da cadeia leiteira. “Nós estamos vendo e ouvindo do produtor que está se tornando insustentável, o auto custo de produção, frente ao que eles vêm recebendo pelo leite. O produtor está em prejuízo e sabemos que isso não pode persistir por muito tempo.

Os deputados são quem podem trabalhar essa questão e nós vamos ter que cobrar dos parlamentares. Nós esperamos que eles realmente deem encaminhamento e façam uma ampla discussão de como poder socorrer os produtores neste momento”, menciona.

Ao final da audiência, foi criado um grupo com representantes da cadeia produtiva do leite e parlamentares para avançar nas demandas do setor. Entre elas, estão a redução do ICMS, visando igualar a alíquota praticada pelos estados vizinhos, e mudanças no PIS Cofins que incide sobre o setor. A criação de uma frente parlamentar do leite também ficou acertada, entre outros encaminhamentos.