Para comemorar o Dia do Idoso – 1º de outubro, o governo municipal de Pinhalzinho, por meio da Secretaria de Assistência Social, com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou no sábado (29), no CTG Porteira do Pinhal, um evento de integração com todos os idosos do município. 


O prefeito, Mário Afonso Woitexem, comenta a respeito da festa alusiva ao Dia do Idoso. “Hoje, os nossos idosos são todas aquelas pessoas que iniciaram e que construíram o município que temos hoje. A festa realizada foi um agradecimento e reconhecimento a todos eles pelo esforço e pelas batalhas que enfrentaram para Pinhalzinho se tornar o município que é”, mencionou Woitexem. 


Conforme o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Neri Koch, apoiadores do evento, o conselho tem objetivo preservar o bem estar das pessoas idosas.

“Nossos encontros são bimestral e muitas vezes realizamos reuniões extraordinárias, quando recebemos denúncias de violência relacionada ao idoso. Além disso, procuramos sempre estar em contato com todos os idosos do município, principalmente com os grupos tradicionais. Dentro do conselho discutimos vários assuntos relacionados ao idoso, sabemos que o idoso precisa de cuidados e temos muitos deles, dentro do município que estão em situação de vulnerabilidade, por isso o nosso sonho é ter um Centros-Dia para Idosos, mas sabemos que é complicado de conseguir e que acarreta em ônus para o poder público e demanda de muitos profissionais”, menciona. 


Koch ressalta ainda que a preocupação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é criar políticas públicas que venham ao encontro do idoso. “Para isso estamos criando o Fundo Municipal do Idoso, já temos a minuta da lei, falta aprovação do legislativo e executivo, para, a partir disso, criar um espaço que possamos desenvolver todas as políticas públicas e criar oficinas para que os idosos sejam beneficiados. Estamos trabalhando muito pra isso”, ressaltou.