Pinhalzinho irá participar no sábado (15) do Dia Mundial de Limpeza. Este é um evento promovido no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil e visa o envolvimento de grupos de voluntários na limpeza de suas cidades. Em Pinhalzinho a ação é organizada pelo Grupo Amigos do Meio Ambiente (Gama).


O objetivo do Dia Mundial da Limpeza é conscientizar as pessoas para o correto descarte dos resíduos sólidos. O Dia de Limpeza será executado em pontos estratégicos do município e a intenção da ação é promover um exercício educativo e reflexivo nas pessoas sobre a problemática ambiental que o descarte irregular de resíduos e rejeitos provocam no meio ambiente.


Conforme o secretário de Agricultura, Honorino Dalapossa, a administração municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e do Departamento de Obras são parceiros nesta ação, cuidando da parte de logística do descarte do material que será recolhido, oferecendo sacos de lixo, luvas e caminhões para transporte, além dos servidores públicos que estarão ajudando no transporte.


“Não serão recolhidos lixos nas calçadas, somente em pontos estratégicos e queremos que os espaços sigam limpos após o Dia da Limpeza. Gostaríamos de manter a cidade limpa e é pra isso que as entidades se reúnem, pra isso que o Gama está disposto a fazer essa ação de limpeza”, aponta.


O secretário ressalta ainda que na época de fim de anos as pessoas costumam trocar móveis dentro de casa e acabam deixando em frente às residências, na calçada, para recolha. “De preferência, na época de fim de ano, pedimos à população que não deixe esse material de descarte na rua, guarde na garagem ou nos fundos do terreno, após o dia 10 de janeiro faremos o recolhimento, isso é para que tenhamos uma cidade mais bonita, limpa e organizada”, destaca.