Inicia na próxima segunda-feira a construção do Centro de Educação Infantil, no bairro Pioneiro – Projeto Proinfância – Creche Pré-escola Tipo 1. O valor investido é de mais de R$ 2 milhões oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação. A contrapartida do município é o terreno, a execução da terraplanagem, muros e taludes.

Conforme o secretário de Educação, Fabrício Fontana, o prazo de execução da obra é de doze meses. “Conseguimos nesta semana a liberação da ordem de serviços para iniciar as obras. Então isso não é mais expectativa, agora é realidade. Na proxima semana inicia a terraplenagem e posteriormente a empreiteira inicia a obra. Temos grande esperança de concluirmos essa obra ainda neste mandato”, aponta.

De acordo com o prefeito Mário Afonso Woitexem, o município já tem em conta, dentro dos seus recursos próprios os valores que são a contrapartida do município. “Isso já está disponibilizado e não será por isso que essa obra poderá parar, ao contrário do que aconteceu com a EMEF onde a construção ficou paralisada por muito tempo porque o município não dispunha de recursos para fazer o muro e o talude que tinha se comprometido a fazer”, diz.

O município aguarda ainda a liberação do Ministério da Educação para dar início à construção do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Santo Antônio, que ficará localizado em anexo ao Campo Municipal. Essa foi à primeira escola conquistada neste governo, porém teve atraso na sua liberação devido a uma denúncia realizada ao Ministério Público por um vereador. O prefeito explica que o FNDE foi informado e que o caso ficou parado no Ministério da Educação. “O Ministério Público pediu esclarecimentos e nós prestamos todos os esclarecimentos necessários e ele mandou arquivar a denúncia. Passamos essa situação ao Ministério da Educação e agora eles têm que lançar e nos autorizar para darmos início à execução de mais esta obra. O projeto da escola travou justamente por esse motivo e lamentavelmente causou esse atraso”, aponta o prefeito.