Diversos temas serão abordados durante o Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo que acontecerá no município de Porto Belo nos dias 28 e 29 deste mês.  Com a lógica de aprofundar o conhecimento acerca do processo de envelhecimento ativo possibilitando a troca de experiências entre os municípios catarinenses em relação ao atendimento da pessoa idosa e conhecer as diferentes possibilidades de cuidado à pessoa idosa sempre com um dialogo de forma intersetorial sobre o atendimento das políticas públicas junto aos diversos municípios catarinenses, o Seminário irá possibilitar o refletir sobre o envelhecimento e reforçar a importância do controle social e da democracia participativa através da família e da sociedade.

A Assistente Social Marisa Dalapossa, coordenadora da politica do idoso em pinhalzinho, explica que partindo desses pressupostos, surgiu a ideia de se construir um projeto que pudesse ser voltado à rede municipal, estadual e particular de ensino bem como poder levar informações acerca do estatuto do idoso a outras pessoas através de informes, palestras, do rádio, com orientações e distribuição de materiais juntamente com o conselho do idoso.

O projeto Idoso Pinhalense: “Empoderar para Resgatar seus Valores na Sociedade” foi criado com o intuito de atender todas as escolas de Pinhalzinho, mas contou com o apoio somente da rede municipal de ensino que prontamente aderiu ao projeto e este foi aplicado nas escolas EMEB - José Theobaldo Utzig e EMEF Dom Jose Gomes.

Tem como objetivo principal divulgar através de palestras em escolas e meios de comunicações locais os principais pontos que regem o estatuto da pessoa idosa a fim de promover a conscientização e diminuir a violência contra o idoso através de ações intergeracionais.

Após a aplicação dele nas escolas, surgiu a oportunidade através da FECAM – Federação dos Municípios Catarinenses para que pudésse inscrever o projeto para concorrer a uma vaga para ser apresentado no V Seminário Estadual Sobre Envelhecimento Ativo e X Encontro Estadual de Gerontologia que acontece na cidade de Porto Belo nos dias 28 e 29 de novembro.

"Estamos felizes em receber a informação de que dentre os municípios selecionados Pinhalzinho foi contemplado para apresentar o projeto como relatos de experiências municipais no atendimento ao idoso que comprovaram a eficácia nos resultados obtidos", comenta a assistente social Marisa Dalapossa.

Foram selecionados nove municípios: Balneário Camboriú, Gaspar, São Domingos, São João Batista, Campos Novos, Xanxerê, Concórdia, Itá e Pinhalzinho. Será um momento de levar ao estado as experiências exitosas no contexto idoso quanto ao cuidado e conhecimento da legislação que ampara o idoso.