Durante os primeiros cinco meses do ano, apesar das adversidades, que normalmente se verificam em início de novo mandato, a Secretaria da Saúde empenhou-se em fazer andar as filas de cirurgias, sendo que as mesmas totalizam 123 já realizadas, assim distribuídas:

 

  • 6 cirurgias de Ortopedia, com o Dr. Cristian (mãos, braços, joelhos).
  • 1 cirurgia de Colicistectomia, realizada pelo Dr. Renan.
  • 4 cirurgias Vascular, realizadas em Chapecó.
  • 2 cirurgias Urologias, realizadas pelo Dr. Bruno.
  • 5 cirurgias de Ginecologia, realizada pelo Dr. Marciano, em Pinhalzinho.
  • 9 cirurgias de Ortopedia, realizadas no Hospital de Penha/SC (joelhos).
  • 17 cirurgias realizadas pelo Dr. Benhur, em Pinhalzinho.
  • 32 cirurgias realizadas pelo Dr. Nelson Dalcin Lago, em Pinhalzinho.
  • 47 cirurgias de Otorrinolaringologia, realizadas pelo Dr. Jones Schuster (custeadas pela doação do prefeito).

 

Estas cirurgias são conveniadas com recursos do município, ficando fora desta relação as cirurgias consideradas de urgência e emergência, oncológicas e de alta complexidade.
Conforme o secretário, Elmo Zanchet, a lista de espera por cirurgias eletivas passava de 500, destas, mais de 300 eram de ortopedia. “Estamos nos esforçando para dar vazão às filas, mas assim como estão sendo realizadas as cirurgias, novos casos cirúrgicos aparecem, então estamos procurando reduzir o tempo de espera”, ressalta.

 


Sobre a atuação da Secretaria, ele menciona que o trabalho realizado nos Postos de Saúde, quase não aparece, pois o problema do paciente é resolvido de forma imediata, mas para aquelas pessoas que estão na fila de espera tem um incomodo diária, até que o problema não seja resolvido. “Isso provoca um desgaste muito grande, dá a impressão é de que a Secretaria de Saúde não está fazendo nada. O que nos conforta de certa forma, é que isso não é uma realidade apenas de Pinhalzinho, mas sim, do Estado, e de todo o país. Sabemos das dificuldades para realizar estes procedimentos, mas a cada paciente feliz, sentimos uma enorme satisfação”, menciona Zanchet.

 


Os exames para cirurgias de cataratas estão sendo realizados na Clínica Granzotto, em Pato Branco/PR. De acordo com o secretário, 36 pacientes já realizaram os exames e em breve serão chamados para a cirurgia.Solicita o secretário, para que todos que estão inscritos aguardando cirurgias de ortopedia, entrem em contato com a Secretaria de Saúde, já que há uma certa dificuldade de contato, devido ao fato que muitos trocam de número telefônico.