Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 já estão disponíveis aos contribuintes. Os pinhalenses irão receber na própria residência pelo Correios ou poderão ser visualizados e impressos por meio do site da prefeitura.


Os contribuintes poderão pagar com descontos de 10%, em cota única, no dia 15 de abril, ou 5% em 15 de maio. Se preferirem, poderão optar pelo parcelamento em oito vezes.


Conforme o secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Sergio Matte, o IPTU deste ano terá uma redução significativa, porque não terá mais a taxa do Funrebom, com isso, cerca de 10% o IPTU será reduzido. 


“No período de 2017 para 2018 não houve correção monetária no IPTU. Neste ano, período de 2018 para 2019 houve correção. Quem determina o valor do IPTU, se terá acréscimo ou não é a correção monetária. O IGPM foi sinalizado com 7,55% e esse será o percentual que terá de correção da nossa planta genérica que determina o valor do IPTU. Com a isenção da taxa do Funrebom, ajuda o munícipe a entender que ele irá pagar praticamente o mesmo valor do ano do ano de 2018”, ressalta.


O secretário acrescenta falando da importância da contribuição do IPTU para ser aplicado na infraestrutura, na saúde e na educação dos pinhalenses. “É de extrema importância que o cidadão responsável, que sabe do compromisso que tem com o município de Pinhalzinho, que a contribuição vem realmente de encontro com as demandas que o povo exige e cobra todos os dias dos nossos gestores públicos”, aponta Matte.   

   
No total, serão mais de 8.500 carnês. “Se algum cidadão não está de acordo, tem amplo direito de fazer a impugnação, questionamento, para isso, é só se dirigir ao setor de Tributação no município antes do vencimento”, finaliza.