O governo municipal realizou nos dias 10, 11 e 12, o Canta Pinhalzinho 2018. Neste ano, o festival foi dividido em três categorias: Infantil (Livre - até 12), Adulto (Livre) e Canto Gospel. O evento foi realizado no Grêmio Recreativo Pinhalense.
A inscrição foi 1kg de alimento não perecível, que foram doados na abertura do evento pelo prefeito municipal Mário Afonso Woitexem, ao Lar de Idosos de Pinhalzinho.

Na segunda-feira (10), os 48 candidatos inscritos tiveram a oportunidade de ensaiar com a banda e se preparar para o festival. Na terça-feira (11) ocorreu a fase eliminatória do Canta Pinhalzinho 2018, dos 47 candidatos, foram classificados 24 cantores, oito de cada categoria.

Na noite de quarta-feira (12), foi realizada a grande final, premiando os três primeiros colocados de cada categoria.  Os prêmios foram os seguintes: Infantil – 1º lugar: R$ 500,00, 2º lugar: R$ 400,00, 3º lugar: R$ 300,00; Adulto - 1º lugar: R$ 1.000,00, 2º lugar: R$ 700,00, 3º lugar: R$ 600,00; Gospel - 1º lugar: R$ 1.000,00, 2º lugar: R$ 700,00, 3º lugar: R$ 600,00.

Avaliação do governo municipal foi positiva. Conforme o secretário de Administração, Wanderlei Borba, neste ano superou as expectativas quanto ao número de inscritos, todos com nível de canto muito bom. “O município está investido na parte cultural, principalmente de canto, para desenvolver essa atividade junto aos munícipes. É interessante, pois é uma cultura que esteva parada”, aponta, agradecendo os jurados que saíram das suas atividades cotidianas para participar do Canta Pinhalzinho, atuando voluntariamente.

Os vencedores foram:

Categoria Infantil: