Na noite de quinta-feira (05) ocorreu a sessão de apresentação dos candidatos habilitados para concorrer ao cargo de conselheiro tutelar, na Câmara de Vereadores. O Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente de Pinhalzinho é o órgão responsável pela organização e condução do processo eleitoral do Conselho Tutelar.

Durante a sessão, cada candidato pode falar sobre a sua candidatura e também apresentar a possível atuação futura. São 11 candidatos aptos ao processo eleitoral. Posteriormente o promotor da comarca de Pinhalzinho, Douglas Delazari, conversou com os candidatos sobre o processo eleitoral, esclarecendo dados técnicos.

Conforme a presidente do Conselho, Suamy Audrea Sachett, o processo de escolha dos novos conselheiros iniciou em abril, com capacitação e prova para poderem estar aptos a concorrer, agora ocorre a etapa de apresentação e no dia 06 de outubro será realizada a eleição, onde toda a população que tem o título de eleitor no município poderá votar. O processo finaliza no dia 10 de janeiro com a posse dos cinco candidatos eleitos.

São candidatos: Diana Parise, Mauro de Oliveira, Juliana W. Floss, Pedro Arno Eckert, Gilda Valente, Lúcia Vedovatto, Mary Picolotto, Nelo Floss, Rosi Zanella, Verônica Hansen e Saloá Calazans.